Em Dezembro do ano passado aconteceu a abertura d’OBarroca Atelier da ceramista (e minha amiga ♡) Amanda Gallego.
O processo de preparação desse evento foi feito por mim e mais seis chicas lindas (incluindo a própria Amanda, claro). Carinhosamente apelidamos o esforço plural de “Favo Coletivo”: parecíamos abelhinhas fazendo diferentes trabalhos, pensando no todo, cada uma usando aquilo que tinha de melhor, querendo agregar e colaborar… cheirando flores, comendo quitutes (geralmente preparados pelo Márcio-maridão-da-Amanda), bebendo chás e rindo durante as tardes de reunião feliz. Tudo doçura!
E, uma das maneiras que eu pude contribuir nesse processo/projeto tão lindo foi através do texto de apresentação – escrevi com o maior orgulho e amor. É ele que segue aí, abaixo da foto da favo Rafaela Rodrigues. Lê e me diz o que achou! (:
–
Como argila que é moldada com gesto natural, com gesto descobridor do segredo da matéria; como argila moldada com doçura e simplicidade, assim foi moldado o OBarroca Atelier. Nasceu naturalmente como resposta à produção constante e criativa da ceramista Amanda Gallego.
Formada no curso Superior de Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e, trazendo o aprendizado de outros cursos e experiências profissionais como escultora e ceramista, Amanda desenvolveu seu estilo e poética. Sua produção autoral é caracterizada por peças inspiradas num universo bucólico e lúdico. Esta é, entretanto, uma produção com foco na arte, na expressão, e na pesquisa; dialogando com a funcionalidade mas sem se submeter-se a ela.
Através d’OBarroca Atelier, Amanda encontrou uma maneira de produzir uma série de peças utilitárias que podem fazer parte do cotidiano das pessoas; uma forma de trabalhar com cerâmica e estabelecer relação com o outro. OBarroca Atelier apresenta uma pequena manufatura de peças resistentes ao microondas e à máquina de lavar-louça como cumbucas, bandejas, potes, bules, canecas e xícaras, pires e pratos, botões, anéis, pingentes e brincos, porta-jóias, vasos, azulejos, peças decorativas de parede, porta-chaves… Uma infinidade de objetos que são mais do que “coisas”: poesia concreta, convite a dar mais cor, ornamento e identidade à vida.
OBarroca Atelier abre suas portas, Amanda Gallego os convida a conhecer seu universo particular.
–
Para conhecer mais do trabalho da Amanda: http://www.obarrocatelier.com.br/_/Barroca_Atelier.html

Deixe um comentário